Neto de Gandhi prestigia posse do Conselho Municipal de Cultura de Paz

Fonte: Prefeitura de Campinas

Publicado em 22/02/2018

O prefeito Jonas Donizette deu posse aos membros do Conselho Municipal da Cultura de Paz de Campinas na tarde desta quinta-feira, 22 de fevereiro. A cerimônia contou com a participação do ativista pela paz Arun Gandhi, neto de Mahatma Gandhi; do vice-prefeito, Henrique Magalhães Teixeira; da primeira-dama, Sandra Ciocci e demais autoridades.

“O Conselho é um dos primeiros com esse tema no País e coloca Campinas como protagonista da Cultura de Paz no Brasil”, afirmou Eliane Jocelaine Pereira, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.

O conselho foi criado em dezembro do ano passado, pela lei nº 15.543, de autoria do Executivo. É formado por pessoas de todos os setores da sociedade. Possui 24 membros titulares, sendo 12 indicados pelo poder público e 12 eleitos pela sociedade civil. Também possui 24 suplentes. O mandato é de dois anos, prorrogáveis por mais dois.

“O Conselho não vai falar somente de segurança pública. Ele vai ser um canal aberto de diálogo para que a sociedade possa influenciar nas políticas públicas da cidade que envolvam a questão de paz. Por isso é bipartite com participação da sociedade e do poder público com o envolvimento de mais de dez secretarias de várias áreas da Prefeitura”, explicou o Prefeito.

Para Jonas Donizette, esse conselho envolve a questão comportamental das pessoas; “de como podemos agir para que todos tenhamos o espírito ou uma postura voltada para uma relação mais harmoniosa no dia a dia”.

“A paz não é a ausência da violência. A paz é uma construção entre as pessoas. O sentimento de empatia com as pessoas é muito importante. Que a experiência de vocês, conselheiros, seja útil para a cidade de Campinas na questão da paz”, destacou o prefeito.

Também presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Jonas Donizette, disse que a entidade deve entregar em maio um documento para os candidatos à Presidência com os problemas que atingem o País, com ênfase em três deles: “vamos pedir atenção especial para saúde, emprego e segurança pública. A segurança pública figura como uma das principais preocupações da população”, disse.

Neto de Gandhi
A posse do conselho está vinculada ao Fórum Internacional ‘Campinas pela Paz’. Arun vai fazer a palestra magna na abertura do evento, no dia 23, no Teatro Castro Mendes, em um evento restrito a educadores que acontece nesta sexta-feira, 23 de fevereiro e vai até domingo, 25 de fevereiro.

O ativista prestigiou a posse do Conselho e disse estar muito feliz em contribuir para a criação da cultura de paz em Campinas.

Arun falou na construção de um mundo em que a paz seja vivenciada por todos. “A paz não é ausência da violência. A paz só acontece quando nós temos harmonia”. Ele disse que é preciso “criar harmonia na sociedade e criar oportunidades para a paz”.

Atuação
Conselho Municipal da Cultura de Paz de Campinas é ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos. Vai envolver todos os setores, mas terá uma forte atuação na educação, para estimular ações educativas permanentes pela cultura de paz. Vai promover ações que estimulem o engajamento das pessoas na mudança de comportamento para a produção da cultura de paz.

Ações a serem desenvolvidas: inserir os princípios da cultura de paz nas políticas públicas; mobilizar a sociedade na busca da cultura de paz e sensibilizar e conscientizar a população para a importância do tema na construção da cidadania; iniciar um movimento entre poder público e sociedade civil para estimular ações de respeito, de tolerância e solidariedade entre as pessoas; estabelecer movimento de relações fraternas nas escolas, nos centros de saúde, em núcleos de cultura de paz em toda cidade para que cada grupo, cada pessoa reconheça e desempenhe o seu papel; incentivar a criação de programas e projetos contra todas as formas de discriminação e intolerância, seja de raça, cor, sexo, religião, condição social, opinião política ou de outra natureza.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.